Doe

Breaking News

Pandemia e seus efeitos sobre a população LGBT

Para aqueles que lembram, em março do ano passado a pandemia do Novo Coronavírus estava se espalhando pelo mundo e no Brasil nada era feito para evitar seus efeitos. O resultado, é claro, não poderia ser diferente: em menos de um mês a situação nacional foi de caos e lockdown para minimizar os efeitos da pandemia.

Mas, algo chama a atenção em meio a tudo isso. E quanto a população LGBT?
Fonte: #VoteLGBT

Como maior fator queremos elencar aqui a saúde mental da população LGBT, que é algo que muito nos afeta. Pois, com o lockdown (aqui ressalta-se que é necessário!) muitos gays, lésbicas, trans e demais orientações que integram nossa comunidade, a convivência em família torna-se mais intensa. E para aqueles que vivem em lares conservadores a situação não é boa.

Além da saúde mental prejudicada pela falta de contato com o exterior, muitos LGBT's são obrigados a conviver com homofobia e preconceitos presentes nas suas famílias. Poderíamos aqui separar milhões de retalos apenas acerca disso. Mas o foco aqui é elencar o quão grave, e infelizmente presente, é a homofobia nas famílias e no quanto muitos LGBT's não tem com quem contar ou para onde recorrer.

O fato é que: além de fugir do Coronavírus, temos que fugir de uma doença antiga e que não tem sido combatida: a homofobia.

Ressaltando, também, o problema financeiro que vem nesse pacote de problemas que a população LGBT tem de enfrentar. Afinal, com a pandemia, muitas empresas não conseguem se manter e em muitos casos funcionários 'não-héteros' são os primeiros a serem mandados para a rua.

Muitos queers vivem sós e sustentam a si mesmos. E com esse grave problema de desemprego se apresentando junto de um contexto onde a promoção da diversidade no trabalho é quase nula, como essas pessoas irão se sustentar? 

E vale elencar, ainda, a população LGBT que vive na informalidade. Estes ainda mais afetados pois, não podendo ficar em casa precisam ir paras ruas para ganhar seu sustento. O que leva a uma maior exposição e risco de contaminação pelo Novo Coronavírus. E com a evidente recusa do governo federal em auxiliar a população, como deveríamos sobreviver a tudo isso?

Precisamos combater a homofobia e precisamos ser ouvidos. Aqueles que precisam ficar expostos para garantir seu sustento precisam de auxílio do governo. 

Sou LGBTQIA+ e eu existo!


Raynan


Nenhum comentário